(31) 3956-0980

Central de Ajuda

A central de ajuda do Cfaz.net foi criada para ajudar o usuário a realizar as tarefas do dia a dia, facilitando o uso do sistema e antecipando alguns suportes. As informações na central de ajuda estão em constante evolução, por isso sinta-se à vontade para enviar criticas e sugestões através do email suporte@cfaz.net.

Agenda

No Cfaz.net você cria quantas agendas achar necessário para agendar seus pacientes. É possível inclusive criar agendas diferentes para cada uma de suas clínicas criando assim uma central de agendamento, onde um único funcionário pode realizar os agendamentos para todas as clínicas.

Em cada agenda você pode criar um agendamento que representa o horário marcado para o paciente.


Status do agendamento

Um agendamento possui um status que identifica a situação atual daquele agendamento, cada status é representada por uma cor para ser facilmente identificado na agenda.

Os status possíveis para um agendamento são:

Aberto
Representado pela cor azul, é o status inicial de um agendamento. Ele significa que o agendamento foi criado e ainda não passou para nenhum status diferente.
Em espera
Representado pela cor amarela, significa que o paciente já chegou à clínica e esta aguardando para realizar os procedimentos de aquisição de imagem. O status do agendamento passa automaticamente para “Em espera” quando o pedido é criado a partir do agendamento.
Atendido
Representado pela cor verde, significa que os procedimentos de aquisição de imagem já foram iniciados, ou seja, o paciente já esta sendo atendido pelo técnico. O status do agendamento passa automaticamente para “Atendido“ quando o status do pedido é alterada para “Em andamento”. O status do pedido que passa o agendamento para “Atendido” pode ser alterada nas “Configurações do sistema”.
Ausente
Representado pela cor vermelha, significa que o paciente não compareceu no horário marcado.

Para alterar o status de um agendamento basta clicar sobre o agendamento na agenda e alterar o campo “Status”.

Procedimento

O procedimento são os serviços prestados pela clínica. Exemplos de procedimentos são Periapical e Documentação.

Ao criar um pedido você deve selecionar os procedimentos a serem realizados. A qualquer instante você pode marcar um desses procedimentos como pronto clicando no checkbox dentro do pedido. Na listagem de pedi dos você encontra um valor, ao lado do status, que indica a porcentagem de procedimentos prontos em um pedido.

Indicamos marcar o procedimento como pronto assim que for impresso. Isso significa que o paciente já pode ir buscar o pedido.


Pedido

O pedido é a entidade mais importante do Cfaz.net, ele pertence a um paciente e agrupa os procedimentos que serão realizados para esse paciente. Todo o processo da radiologia gira em torno do pedido, desde a chegada do paciente até o momento de receber seus exames.


Status do Pedido

O pedido possui alguns status que definem a situação em que se encontram.

Os status existentes no sistema são:

Novo
Representa o status inicial de um pedido, ou seja, o pedido que acaba de ser criado pela secretária e o paciente aguarda o atendimento.
Em andamento
Representa que o paciente foi atendido pelo técnico. Agora os exames do pedido precisam ser realizados para que o pedido possa ser entregue.
Finalizado
Representa que o pedido já esta pronto para ser entregue, ou seja, o paciente pode buscar o pedido. O status sera atualizada para “Finalizado” automaticamente assim que todos os procedimentos formem marcados como pronto no pedido.
Entregue
Representa que o pedido foi entregue. O pedido pode ser entregue, de várias maneiras, como por exemplo, entrega online realizada através do Cfazpost.

Caso ache necessário novos status podem ser criadas nas “Configurações do sistema”. As cores de cadas status também podem ser trocadas.


Postar/repostar pedido

A funcionalidade de postar pedido, também chamada de Cfazpost, permite que um exame feito no Cfaz.net seja enviada ao dentista ou até mesmo ao paciente através da internet.

A ação de disponibilizar o exame para que seja acessado pelo dentista ou paciente é chamada "Postar pedido".


Postar pedido

Para postar um pedido abra a tela de visualização do pedido e observe o cabeçalho que contem as informações básicas do paciente como Nome, Idade, Sexo, etc. No canto superior direito desse cabeçalho existem dois botões, "Postar para dentista" e "Postar para paciente". Cada um desses botões disponibiliza o exame para o dentista ou paciente respectivamente.

Ao postar um pedido é enviado um email com um link para acessar esse pedido, se o dentista ou paciente já possuir email cadastrado no Cfaz.net o pedido é postado no momento em que o usuário clicar no botão postar, caso contrario, um email será solicitado no momento em que a ação postar for executada.

Após um pedido ser postado a pessoa que ganhou acesso ao pedido vai poder visualizar automaticamente quaisquer alterações feitas posteriormente no pedido.


Repostar pedido

Para repostar um pedido, caso seja necessário, é preciso primeiro remover a permissão que foi dada ao postar o pedido pela primeira vez, feito isso o botão de postar vai ser reativado e poderá ser usado para postar o pedido novamente.

Para remover a permissão adicionada ao postar o pedido navegue até a página de exibição do pedido e procure pelo link chamado "Permissões", você irá encontra-lo no lado direito da página, abaixo do cabeçalho com as informações do paciente.

Ao abrir esse link você ira visualizar todas as pessoas que tem permissão para visualizar esse pedido. Procure pela permissão do tipo "Dentista" ou "Paciente" olhando a coluna "Permissão" na tabela que foi exibida. Exclua a permissão desejada e aperte o botão "Voltar" para voltar para o pedido.

Observe agora que o botão postar está ativo novamente. Se o email do dentista ou paciente mudou e o pedido precisa ser repostado para um email diferente você pode alterar o email no menu "Cadastros > Dentistas" e "Cadastros > Pacientes". Altere o email antes de repostar o pedido caso necessário.

Exame

São os procedimentos que requerem a atenção do radiologista.


Traçado Lateral

O exame de traçado lateral permire realizar o traçado cefalometrico com diversas análises.

Para fazer um traçado lateral crie um novo pedido com um exame de traçado lateral ou use a opção de converter imagem do pedido em exame para criar um exame de traçado lateral a partir da imagem já existente.

O video abaixo mostra como fazer um exame de traçado lateral.

*se a análise desejada não estiver disponivel no sistema envie um email para suporte@cfaz.net requisitando a análise e ela será disponibilizada para o seu usuário.

Colaboradores

O Cfaz.net permite criar usuários secundários que tem acesso ao sistema e ficam vinculados à conta principal. Esses usuários são chamados de usuários dependentes. As contas de usuário dependente são destinadas aos funcionários da clínica.

Você pode criar um usuário dependente clincado no link "Dependentes" no canto direito do menu principal.

O dependente tem as permissões definidas pelo dono da clínica, para selecionar as permissões do usuário dependendete selecione um papel no formulário de criação. Se o campo papel for deixado em branco o dependente tera todas as permissões no sisitema. Veja como criar um papel na sessão Papéis. Também é possível selecionar as clínicas que o usuário pode visualizar.


Permissão por clínica

As clínicas que o usuário dependente pode visualizar são selecionadas pelo dono da clínica.

Para selecionar as clínicas que o usuário dependente pode visualizar, marque as clínicas desejadas no campo "Clínicas que pode visualizar". Esse campo está no formulário de Criação e Edição do dependente.

O usuário dependente só poderá ver informações referentes às clínicas nas quais tem permissão.

Papéis

Um papel define as permissões de um usuário dependente. Um papel pode ser usado, por exemplo, para dizer se um dependente tem permissão para excluir um pedido ou editar um template. Exemplos de papéis que podem ser criados são Secretária ou Administrador.

O papéis podem ser criados nas "Configurações do sistema" clicando na aba "Papéis".

Ao criar um papel são definidas permissões para diversas entidades do sistema. As permissões que podem ser escolhidas são:

Visualizar
Pode visualizar a entidade.
Criar
Pode criar a entidade.
Editar
Pode editar a entidade.
Remover
Pode deletar a entidade.

Um papel com a permissão de Criar para a entidade Pedido, por exemplo, poderá criar pedidos.

Conta bloqueada

Se você tentou acessar o Cfaz.net e viu a mensagem:

Sua conta foi bloqueada.

Isso quer dizer que a sua conta está bloqueada e não é possível fazer login no sistema.

Existem diversas razões para uma conta ser bloqueada, a mais comum delas é a senha ter sido errada muitas vezes.

Você mesmo pode desbloquear sua conta clicando no link "Não recebeu as instruções para desbloqueio?" na parte inferior da janela de login.

Fomulário de login externo

É possivel adidionar um formulário de login no site da sua clínica para que o dentista possa acessar a área restrita no Cfaz.net diretamente do seu site, ou seja, sem ter que acessar o site Cfaz.net para fazer o login.

Para adicionar esse formulário basta copiar o formulário HTML abaixo e adiciona-lo ao site da sua clinica.


  1. <form accept-charset="UTF-8" action="https://www.cfaz.net/users/sign_in" id="new_user" method="post" novalidate="novalidate">
  2. <div style="margin:0;padding:0;display:inline">
  3. <input name="utf8" type="hidden" value="✓">
  4. </div>
  5. <label for="user_email"><abbr title="necessário">*</abbr> Email</label>
  6. <div>
  7. <input id="user_email" name="user[email]" size="50" type="email">
  8. </div>
  9. <label for="user_password"><abbr title="necessário">*</abbr> Password</label>
  10. <div>
  11. <input id="user_password" name="user[password]" size="50" type="password">
  12. </div>
  13. <br>
  14. <input name="commit" type="submit" value="Ver pedidos">
  15. </form>

Configuração de SMTP

É possível configurar o Cfaz.net para enviar emails utilizando o email da sua clínica.

Para fazer isso é preciso adicionar as configurações do seu servidor de email. Depois de configurado, os emails do sistema serão enviados usando o email da sua clínica.

Para configurar o servidor de email navegue até "Configurações" e clique na aba "Configuração de SMTP".

  1. Selecione o seu provedor de email, Ex: "Gmail".
  2. Adicione o seu usuário, Ex: "minha_clinica@gmail.com".
  3. Adicione a senha que usa para acessar seu email, Ex: "minha_senha".

Feito isso clique em "Criar Configuração de SMTP". Depois use o botão "Enviar Email de Teste" para verificar se o servidor de email foi configurado corretamente, um email será enviado para o seu email.

Obs: Alguns servidores de email bloqueiam o envio externo de emails, o Gmail é um deles. Se não tiver recebido o email de teste enviado libere o acesso externo a sua conta de email através dos links:

Depois de liberado o acesso teste o envio novamente.

Outras dúvidas

Ainda tem alguma duvida? Envie um email para suporte@cfaz.net e teremos muito prazer e esaclarecer quaisquer duvidas que você ainda tenha sobre o sistema.